Marketing Digital

O Marketing Digital é a reunião de estratégias de Marketing e Comunicação no ambiente virtual. O intuito dessa prática é gerar novos negócios, criar e desenvolver relacionamentos mais próximos, divulgar e solidificar a identidade de marcas, negócios, projetos ou pessoas de maneira mais ágil e assertiva.

Hoje, o Marketing Digital é uma das estratégias mais usadas no vasto universo da comunicação social.

No Brasil, ele cresce cada vez mais, afinal dados mostram que o faturamento de quem investe nessa prática cresce cerca de 18% ao ano.

O Marketing Digital tem revolucionado tanto o mercado que tornou totalmente possível alcançar o público-alvo do seu negócio de maneira rápida, eficaz, dinâmica e personalizada, afinal, atualmente, em 2017 cerca de 66% dos brasileiros acessam a internet todos os dias.

Marketing: a estratégia que identifica as necessidades e desejos dos consumidores

Para começar a explicar o Marketing Digital é primordial falar do precursor dele: o Marketing!

O marketing é uma estratégia baseada em explorar, criar, comunicar, entregar valor e investir em ofertas para satisfazer as demandas de determinado mercado garantindo a lucratividade dos investidores da prática.

Ele identifica as necessidades e desejos não atendidos dos consumidores. Para isso, ele trabalha sempre ciente dos avanços mercadológicos, desenvolvimento do perfil dos consumidores e possíveis inovações.

Segundo Philip Kotler, professor universitário estadunidense considerado o maior dos especialistas na prática em questão, o marketing é a prática utilizada para determinar produtos ou serviços que possam interessar a determinados consumidores, assim como a estratégia que será usada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Afinal, o marketing visa persuadir o público-alvo de cada negócio a partir de ações, estrategicamente formuladas.

Marketing Digital

Agora que explicamos o período de origem do Marketing Digital, ou seja, a base do próprio Marketing e da Internet, podemos conversar a respeito do Marketing Digital propriamente dito.

O marketing on-line segue os mesmos objetivos que o marketing tradicional, que é vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, construir boas relações com consumidores e parceiros, educar o mercado e engajar colaboradores.

A diferença é que tudo isso é atrelado à tecnologia e aos benefícios trazidos por ela.

O surgimento do Marketing Digital

marketing digital

Como dissemos, na década de 90 a Internet teve seu momento de maior expansão e foi neste início dela que o termo marketing digital foi criado.

A Internet, assim como o Marketing, foi dividida em fases.

Web 1.0

A primeira fase da web foi a 1.0, na qual os usuários atuavam de maneira passiva, pois a internet não permitia a interação deles, pelo contrário, ela funcionava apenas como um ambiente informativo dentro de um sistema de busca.

Nessa fase, o Marketing Digital ainda era muito parecido com o Marketing Tradicional, pois a comunicação era unilateral, os consumidores, no caso, os usuários on-line, podiam apenas receber o conteúdo divulgado pelas empresas em sites institucionais, por exemplo, sem que fosse realizada a interação entre as duas partes.

Web 2.0

A web 2.0 começou aparecer em 1993, quando os usuários começaram a ter mais interação com as empresas através dos anúncios clicáveis que começaram a surgir.

Mas foi apenas em 2000 que o Marketing Digital ficou parecido com o que conhecemos hoje, entrando oficialmente na era da web 2.0.

Nesse momento a comunicação passou a ser mais democrática e todos puderam ser produtores de conteúdo com igual importância e espaço nas mídias digitais.

Além disso, começou a ser realmente possível a interação entre usuários e empresas.

O que levou a Internet a passar por essa mudança foi a quantidade crescente de usuários e hoje essa quantidade continua em constante crescimento.

Por isso, alguns estudiosos apontam que do ano 2000 para cá, surgiram também a web 3.0 e 4.0, mas ainda é uma discussão em aberto.

A questão é que nesse tempo o Marketing Digital continuou se aprimorando, novas técnicas surgem a todo momento com o intuito de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

web 1 x web 2

Canais oferecidos pelo Marketing Digital

Os canais do Marketing Digital, de maneira geral, são usados pelas empresas para alcançar seus possíveis clientes.

O Marketing Digital oferece vários canais com maneiras rápidas, econômicas e de incrível alcance para divulgar conteúdos diversos, afinal aprender a interagir com os consumidores é um dos principais desafios do atual profissional de marketing.

No ambiente on-line existem alguns padrões, afinal todas as ações são divulgadas por algum “meio” (ou mídia).

Por esse motivo, o Google criou definições padrões referente a cada meio usado para realizar as divulgações. Os principais canais são então:

Redes Sociais

Redes Sociais

Esse canal é o mais conhecido e usado do Marketing Digital, pois se trata de plataformas on-line usadas diariamente pelas pessoas do mundo todo: as Redes Sociais!

Isso o torna essencial para que as empresas marquem presença com conteúdos que gerem interação com os usuários, além de possibilitar a geração também de contatos de possíveis clientes.

A Rede Social é uma estrutura on-line cada vez mais importante na sociedade moderna e um dos principais canais de ação do Marketing Digital.

Ela é constituída por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações. Sua abertura possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os usuários.

Segundo o estudo de 2017 da Social Media Trends, empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são:

  • 77,4%: Divulgação da marca;
  • 63,2%: Engajamento da audiência;
  • 50,3%: Aumento do tráfego no blog/site;
  • 48,5%: Ampliamento de vendas e número de clientes.

No Brasil, cerca de 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e, aproximadamente, 87% dos brasileiros têm algum tipo de rede social.

Ou seja, empresas e seus possíveis consumidores ficam muito mais conectados a partir dessas redes sociais.

Atualmente, as redes sociais mais usadas ao redor do mundo são, respectivamente:

  1. Facebook;
  2. YouTube;
  3. WhatsApp;
  4. Facebook Messenger;
  5. Wechat;
  6. QQ;
  7. Instagram;
  8. QZone;
  9. Tumblr;
  10. Twitter;
  11. Sina Weibo;
  12. Baidu Tieba;
  13. Skype;
  14. Viber;
  15. Snapchat;
  16. Line;
  17. Pinterest;
  18. YY;
  19. LinkedIn;
  20. Telegram;
  21. VKontatke.

Mas as mais populares e responsáveis por trazer maiores resultados do ponto de vista do Marketing Digital, são: FacebookYouTubeWhatsAppInstagramTwitterSnapchatPinterest e LinkedIn.

É importante levar em consideração que o ideal para cada ação realizada, seja baseada no Marketing de conteúdo para Redes Sociais, portanto é preciso realizar a personalização do negócio à cada público-alvo.

Ou seja, é fundamental entender para quem a divulgação será direcionada, qual imagem deverá ser consolidada sobre a empresa, pessoa ou ideia, por quanto tempo as ações irão perdurar, quais os modelos de conteúdos serão divulgados e assim por diante.

O Marketing Digital é a reunião de estratégias de Marketing e Comunicação no ambiente virtual. O intuito dessa prática é gerar novos negócios, criar e desenvolver relacionamentos mais próximos, divulgar e solidificar a identidade de marcas, negócios, projetos ou pessoas de maneira mais ágil e assertiva.Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Global Digital Report 2018 - We Are Social

Hoje, o Marketing Digital é uma das estratégias mais usadas no vasto universo da comunicação social.

No Brasil, ele cresce cada vez mais, afinal dados mostram que o faturamento de quem investe nessa prática cresce cerca de 18% ao ano.

O Marketing Digital tem revolucionado tanto o mercado que tornou totalmente possível alcançar o público-alvo do seu negócio de maneira rápida, eficaz, dinâmica e personalizada, afinal, atualmente, em 2017 cerca de 66% dos brasileiros acessam a internet todos os dias.

[E-Book Grátis] As 50 dicas mais utilizadas para dar início ao Marketing Digital

Acompanhe o conteúdo para entender de vez o que é Marketing Digital, quais seus benefícios e como aplicá-lo da melhor maneira através dos tópicos abaixo:

Marketing: a estratégia que identifica as necessidades e desejos dos consumidores

Marketing - Necessidades e Desejos dos Consumidores

Para começar a explicar o Marketing Digital é primordial falar do precursor dele: o Marketing!

O marketing é uma estratégia baseada em explorar, criar, comunicar, entregar valor e investir em ofertas para satisfazer as demandas de determinado mercado garantindo a lucratividade dos investidores da prática.

Ele identifica as necessidades e desejos não atendidos dos consumidores. Para isso, ele trabalha sempre ciente dos avanços mercadológicos, desenvolvimento do perfil dos consumidores e possíveis inovações.

Segundo Philip Kotler, professor universitário estadunidense considerado o maior dos especialistas na prática em questão, o marketing é a prática utilizada para determinar produtos ou serviços que possam interessar a determinados consumidores, assim como a estratégia que será usada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Afinal, o marketing visa persuadir o público-alvo de cada negócio a partir de ações, estrategicamente formuladas.

Para isso, ele apresenta variáveis que norteiam as estratégias de acordo com as respostas das investidas feitas no mercado. Essas variáveis são destrinchadas em 4 Ps do marketing responsáveis pelo sucesso das empresas.

Mix de Marketing: Os 4Ps do sucesso

O Mix de Marketing é um dos conceitos mais conhecidos quando o assunto é Publicidade e Marketing, ele também é conhecido como Composto de Marketing.

O Mix se baseia em 4Ps que direcionam as ações tomadas.

O conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido mundialmente por Philip Kotler, o qual explicamos acima sobre sua importância na área.

Os 4 Ps do marketing são:

  • Produto ou serviço (o que é ofertado);
  • Praça (onde o produto ou serviço vai ser divulgado);
  • Preço (o valor monetário do produto/serviço – é o P que traz a receita da empresa)
  • Promoção (é a divulgação do produto, suas ações promocionais).
4ps do marketing

As fases do Marketing

Embora a base estrutural do Marketing nunca tenha mudado, ele foi dividido em 4 fases até hoje. Essas fases marcam os avanços da sociedade e, consequentemente, dos consumidores, tornando necessário a adaptação de empresas e afins também para acompanhar todas as mudanças.

Marketing 1.0

Essa fase do Marketing foi a precursora de tudo que veio a seguir e foi totalmente centralizada no produto.

Ela teve início na Revolução Industrial e seu objetivo era única e basicamente vender produtos. Nessa época as empresas viam o mercado com compradores em massa buscando por necessidades físicas, pautados na sobrevivência.

O conceito-chave foi o desenvolvimento de produtos, sendo assim, as empresas se guiavam e destacavam no mercado a partir das especificações nos produtos, com a promessa de produtos com valores funcionais, ou seja, o preço era o primordial na venda, alinhado à necessidade do consumidor.

Com esse cenário, a interação entre empresas e clientes era distante e fria, era um atendimento pautado na massa.

Marketing 2.0

Essa segunda fase do Marketing foi orientada pelo consumidor.

Ela aconteceu com a inserção da Tecnologia da Informação no mercado, ou seja, começava a ser visto os primeiros passos do Marketing Digital.

O objetivo dessa fase era satisfazer e reter os consumidores, os quais estavam mais conscientes e também começavam a agir com mais com o coração, baseados em suas vontades.

As empresas começaram a perceber que trabalhar com a emoção dos consumidor também gerava muitos retornos.

Sendo assim, as empresas precisavam investir na diferenciação dos produtos e se preocupavam mais com o posicionamento do produto e da sua imagem.

Assim como o preço passava a ser não só funcional, mas emocional também, pois as pessoas passavam a pagar pelo desejo em si também e não apenas pela necessidade.

Nessa fase as empresas passaram a ter um atendimento individualizado com os consumidores, tornando-as mais próximas dos clientes.

Marketing 3.0

A fase do Marketing 3.0 foi guiada pelos valores dos indivíduos mediante a uma nova onda tecnológica. Podemos inclusive dizer que nós, brasileiros, estamos nessa fase do Marketing.

O princípio dessa fase é tornar o mundo um lugar melhor com ações baseadas nos princípios da “sustentabilidade”.

As empresas começaram a se preocupar com o ser humano como um todo, de corpo e alma, por isso o conceito dessa fase do Marketing passou a ser os valores das pessoas.

No Marketing 3.0 as empresas começaram a se preocupar em demonstrar para os consumidores quais eram suas missões, visões e valores corporativos.

Sendo assim, o preço passava a ter uma base funcional, emocional e espiritual.

Não é mais apenas o que o consumidor precisa e deseja, mas também é como aquilo o faz sentir, alinhado aos seus valores como pessoa.

Isso fez com que as empresas se aproximassem ainda mais de seus clientes e parceiros de maneira profissional, emocional e colaborativa, fazendo com que os consumidores passassem a oferecer esse mesmo apoio em troca.

No Marketing 3.0 o Marketing Digital já mostrou que veio para ficar.

Nessa fase a Internet mostrou que é possível estabelecer laços mais próximos com os consumidores, afinal os clientes dessa fase do Marketing são muito mais exigentes.

Antes de efetivar uma compra, fecha de contrato ou até mesmo a defesa de uma ideia, os usuários buscam e estudam bastante sobre o produto, avaliam os melhores preços e as empresas com mais valores agregados e assim por diante.

Isso faz com que as empresas fiquem muito mais detalhistas aos processos como um todo e busquem entregar algo incrível para o consumidor, com auxílio agora de Marketing Digital.

Marketing 4.0

O Marketing 4.0 é um plus do Marketing como conhecemos e atuamos hoje.

Essa fase vem regada de estratégias que ainda estão entrando no mercado brasileiro e vêm com o intuito de aprimorar ainda mais as estratégias de Marketing Digital, como é o caso do Inbound Marketing, estratégia ainda muito usada nos Estados Unidos.

As necessidades, desejos e relações afetivas com os produtos e afins aumentam, a conectividade on-line aumenta e o tempo de interação das pessoas diminui.

Tudo se torna mais efêmero e ágil.

Hoje o consumidor procura por velocidade e facilidade em suas compras, por isso as compras pela compra pela internet crescem tanto, afinal ela oferece a possibilidade de tornar o processo de compra mais confortável, ágil e eficaz para os consumidores.

Essa fase faz com que o Marketing Digital ganhe ainda mais força. Segundo Kotler, o Marketing 4.0 integrou o digital com o físico, uma vez que a chamada “Internet das Coisas”, assunto que abordaremos a seguir, torna a conectividade onipresente na vida das pessoas.

Essa fase, atrelada à prática de Marketing Digital, reforça mais ainda a ideia da geração de valores de uma marca perante o mercado e a sociedade.

Foi o Marketing 4.0 também o precursor de outras práticas, como o Marketing de Conteúdo, por exemplo, tema que explicaremos em breve no artigo, com o intuito de gerar mais interação e relacionamento com o consumidor.

O impacto da Internet nas estratégias de Marketing

Impacto da internet no marketing

É impossível falar da evolução do Marketing, tal como vimos anteriormente, ou do Marketing Digital em si, sem falar da Internet, afinal ela foi responsável pela criação e propagação do Marketing Digital.

Essa junção entre o Marketing e o ambiente on-line é o futuro das ações de comunicação.

A cada avanço dado pela internet, cada evolução dos consumidores, as estratégias, práticas e técnicas do Marketing Digital precisarão se aprimorar para melhor atender a todos.

Vamos entender então sobre o que chamamos de “A Internet das Coisas” e qual o impacto dela no marketing digital.

O surgimento da Internet no mundo

A Internet nasceu em 1969, no auge da Guerra Fria, nos Estados Unidos.

Ela surgiu como uma ação de prevenção a perda de informações e meios de comunicação, caso o país fosse atingido, assim nada seria perdido, os EUA não ficaram vulneráveis com suas informações sigilosas expostas e eles poderiam ainda assim descentralizar suas informações.

A Internet entrou em constante crescimento, pois começou a fazer parte da vida das pessoas e a apresentar potencial rentável para as empresas em geral, por isso ela teve seu “boom” em 1990 e tem se expandido até hoje, criando também novos meios de negócios.

 A Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de objetos, veículos, prédios e afins que possuem tecnologia introduzida a partir de sensores e conexão com a rede, tornando capaz a coleta e transmissão de dados.

Cada aparelho eletrônico passou a possuir uma identificação, a qual é guardada em um banco de dados.

A Internet das Coisas é parte de uma revolução tecnológica que teve o objetivo de conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.

Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, tal como computadores e smartphones.

É possível entender então que como tudo é encontrado e está conectado à internet hoje, o Marketing Digital se torna a estratégia mais eficiente da atualidade.

internet das coisas

A Internet das Coisas atrelada ao Marketing Digital

A Internet das Coisas abre portas para inúmeros negócios e investimentos em estratégias de Marketing Digital.

As empresas que investirem nela como estratégia de Marketing Digital, serão capazes de oferecer diversas melhorias para a sociedade, visando atender os desejos, necessidades e valores das pessoas, desde que as empresas saibam dosar os limites entre a tecnologia e a necessidade da vida off-line.

Sendo assim, é possível entender que os negócios que tiverem mais conhecimento sobre tecnologia, entenderem seus recursos e souberem distribuir a relevância de cada ação de Marketing Digital poderão inovar e ganhar espaço em um mercado extremamente competitivo, além de poder acompanhar seu avanço.

Imagine então que o principal objetivo é atrelar a tecnologia a favor do bem-estar das pessoas, para isso é preciso focar nela como meio de criar hábitos mais saudáveis para a população, através de aplicativos de saúde, por exemplo, essa seria uma forma de colocar a tecnologia positivamente na direção das pessoas.

Marketing Digital

Agora que explicamos o período de origem do Marketing Digital, ou seja, a base do próprio Marketing e da Internet, podemos conversar a respeito do Marketing Digital propriamente dito.

O marketing on-line segue os mesmos objetivos que o marketing tradicional, que é vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, construir boas relações com consumidores e parceiros, educar o mercado e engajar colaboradores.

A diferença é que tudo isso é atrelado à tecnologia e aos benefícios trazidos por ela.

O surgimento do Marketing Digital

marketing digital

Como dissemos, na década de 90 a Internet teve seu momento de maior expansão e foi neste início dela que o termo marketing digital foi criado.

A Internet, assim como o Marketing, foi dividida em fases.

Web 1.0

A primeira fase da web foi a 1.0, na qual os usuários atuavam de maneira passiva, pois a internet não permitia a interação deles, pelo contrário, ela funcionava apenas como um ambiente informativo dentro de um sistema de busca.

Nessa fase, o Marketing Digital ainda era muito parecido com o Marketing Tradicional, pois a comunicação era unilateral, os consumidores, no caso, os usuários on-line, podiam apenas receber o conteúdo divulgado pelas empresas em sites institucionais, por exemplo, sem que fosse realizada a interação entre as duas partes.

Web 2.0

A web 2.0 começou aparecer em 1993, quando os usuários começaram a ter mais interação com as empresas através dos anúncios clicáveis que começaram a surgir.

Mas foi apenas em 2000 que o Marketing Digital ficou parecido com o que conhecemos hoje, entrando oficialmente na era da web 2.0.

Nesse momento a comunicação passou a ser mais democrática e todos puderam ser produtores de conteúdo com igual importância e espaço nas mídias digitais.

Além disso, começou a ser realmente possível a interação entre usuários e empresas.

O que levou a Internet a passar por essa mudança foi a quantidade crescente de usuários e hoje essa quantidade continua em constante crescimento.

Por isso, alguns estudiosos apontam que do ano 2000 para cá, surgiram também a web 3.0 e 4.0, mas ainda é uma discussão em aberto.

A questão é que nesse tempo o Marketing Digital continuou se aprimorando, novas técnicas surgem a todo momento com o intuito de entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa.

web 1 x web 2

4×4: Marketing Digital – Os 8PS do marketing digital

Como vimos, o Marketing segue os 4Ps que baseiam as ações estratégicas das empresas, porém o Marketing Digital aprofunda o estudo e se baseia em 8Ps, eles são: PesquisaPlanejamentoProduçãoPublicaçãoPromoçãoPropagaçãoPersonalização e Precisão.

8ps do marketing

Quem criou esse método foi Conrrado Adolfo, autor do livro “Os 8Ps do Marketing Digital: O Guia Estratégico de Marketing Digital”.

Para executar perfeitamente esses 8Ps do Marketing Digital é necessário seguir os seguintes passos:

1º passo – Pesquisa: Invista em pesquisa de mercado e público-alvo;

O 1º P do Marketing Digital se baseia em pesquisar sobre seu mercado.

Essa prática é essencial para saber o que a concorrência está fazendo, buscar por maneiras de inovar e se destacar cada vez mais.

Além disso, outra pesquisa fundamental a ser feita é a de público-alvo.

O seu público é que irá determinar para quem você deve anunciar, ou seja, quem são os compradores do seu produto, serviço ou ideia.

Algumas ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google AdWords, por exemplo, podem revelar tanto dados demográficos e o comportamento de quem visita seu site, como também que tipo de informações seu público pesquisa no Google, um dos principais buscadores da atualidade.

2º passo – Planejamento: O planejamento de estratégias e ações;

O planejamento é uma etapa fundamental do processo, inclusive iremos falar mais sobre ele mais adiante.

O planejamento é responsável por fazer com que nenhuma ação seja perdida, evitando retrabalhos e desperdício de investimentos.

Um bom planejamento é ideal para que as empresas não se percam em meio às diversas estratégias de Marketing Digital que existem, assim como ferramentas, ações e etc, além de garantir que o plano de ação terá coesão e que será possível mensurar os resultados do marketing.

Tudo em pró da otimização da promoção da marca.

O planejamento de Marketing Digital pode se dividir em ações em redes sociais, mídias pagas como o AdWords e estratégias de SEO e assim por diante.

3º passo – Produção: A produção de conteúdo;

A produção de conteúdos de qualidade é um ponto essencial em uma estratégia de Marketing Digital independente do canal utilizado. Afinal, existe meio mais abrangente que o Marketing Digital? Onde está presente em diversos segmentos de empresas, seja no meio médico, gastronômico e até mesmo jurídico.

Os usuários on-line são bombardeados de informações a todo momento, então produzir um conteúdo de destaque, que chame atenção do público-alvo e prenda sua atenção através de informações relevantes é fundamental para a etapa de produção.

A criação de conteúdo, em uma estratégia de Marketing Digital, é responsável por mostrar aos usuários e possíveis clientes quais os posicionamentos, valores, produtos ou serviços de uma empresa.

Além disso, ele é responsável pela persuasão com o cliente e, consequentemente, pela conversão em vendas e etc. Mas acima de tudo isso, a criação de conteúdo é feita para entregar conteúdos informativos aos usuários.

Atualmente, o Marketing Digital trabalha atrelado ao Marketing de Conteúdo com foco em gerar resultados incrivelmente positivos para as empresas. Aprofundaremos mais sobre esse tema mais adiante.

Entende-se então que investir na produção de um conteúdo de qualidade, seja ele textual ou visual, por exemplo, atrelada à estratégia de Marketing Digital, é fundamental para a sua marca, afinal essa etapa é a maneira como sua empresa vai se apresentar e manter para o mundo.

4º passo – Publicação: A publicação em canais específicos;

Uma vez você pesquisou seu mercado, planejou suas ações e produziu o conteúdo baseado nesses 3 passos anteriores, o próximo passo é a publicação.

Assim como no Marketing Tradicional, o Marketing Digital oferece inúmeros canais de divulgação e cada um atinge um público específico de maneira específica.

Nessa etapa, como já foi feito o estudo para saber onde exatamente está o público-alvo do seu negócio, você já sabe se deve e quanto deve investir em Redes Sociais, Blogs e assim por diante, assim como já deve saber em quais das Redes Sociais anunciar, como anunciar e quando anunciar.

Você pode investir em produções de artigos para blog, criação de vídeos para o YouTube, imagens de qualidade para o Instagram ou chamadas curtas para o Twitter, por exemplo, mas sempre lembrando que é necessário falar com uma linguagem completamente acessível para o seu público-alvo.

Um ponto muito importante a ser levado em conta nessa etapa, assim como na de produção, é a famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”, dita por René Descartes, filósofo da Idade Moderna.

Ou seja, para ter visibilidade on-line é necessário investir em atualizações constantes, frequência nas postagens é fundamental!

Uma vez que você tenha conteúdos relevantes, é preciso publicá-los nos canais mais relevantes para o seu público de acordo com a sua estratégia de Marketing Digital.

Para seu conteúdo aparecer nos buscadores, como o Google, por exemplo, precisa realizar a otimização de seu conteúdo ou o investir em postagens patrocinadas, mas vamos falar sobre isso em breve no conteúdo.

5º passo – Promoção: A promoção dos conteúdos divulgados;

promoção de marketing

Após feita a publicação de seus conteúdos nos principais canais de divulgação estipulados no planejamento da estratégia de Marketing Digital, a promoção é fundamental para tornar visível o seu trabalho.

Um dos benefícios mais valiosos do Marketing Digital é a possibilidade de segmentar seu conteúdo para que ele seja entregue exatamente para o público que você visa atingir.

Para que dinheiro e tempo não sejam desperdiçados, os dados colhidos na fase de pesquisa são fundamentais neste ponto, pois a segmentação do público será feita a partir deles.

Promova seu conteúdo para seus possíveis clientes, os quais, quando se depararem com um conteúdo de qualidade, poderão se tornar divulgadores voluntários da sua marca através de compartilhamentos do seu conteúdo.

Para impulsionar suas publicações existem diversas ferramentas trazidas pelo Marketing Digital, como o Facebook Ads e o Google Adwords, por exemplo.

Embora, não necessariamente você precise impulsionar suas publicações a partir de estratégias pagas, já que existem otimizações capazes de posicionar seu conteúdo organicamente, através de táticas de SEO, por exemplo.

6º passo – Propagação: A propagação da marca através do relacionamento com a audiência;

Uma das vantagens trazidas pelo Marketing Digital é a interação entre empresas e usuários.

Como citado no 5º passo, quando você entrega conteúdos de qualidade e que agregam valor aos usuários, eles acabam se tornando divulgadores do seu negócio de maneira espontânea, afinal eles compartilharão e tornarão sua marca mais visível no ambiente virtual, o que é uma ótima tática de propagação.

Para que os usuários possam ser propagadores assim do seus conteúdos, investir em botões de redirecionamento para redes sociais, por exemplo, é ótimo para tornar facilitado esse processo de compartilhamento.

Além disso, nas Redes Sociais, eles poderão compartilhar livremente o conteúdo, tornando o negócio cada vez mais conhecido.

7º passo – Personalização: A personalização de mensagens de acordo com o perfil do público-alvo;

Como dito, o Marketing Digital possibilita segmentar o conteúdo para enviá-lo diretamente para o público-alvo do seu negócio.

Além disso, é possível personalizar mensagens de acordo com o perfil exato desse público.

A partir do acompanhamento do comportamento de cada usuário em suas visitas aos sites, blogs, redes sociais e assim por diante é possível entender sobre os interesses e costumes desses visitantes on-line.

Isso assegura que a mensagem feita poderá encontrar o público certo e tendo a segurança de que os conteúdos relevantes serão bem recebidos, otimizando os resultados do seu negócio.

Além disso, esse ponto é fundamental para o envio de e-mails marketing, por exemplo, pois é possível personalizar de maneira completamente assertiva a mensagem que será direcionada para a caixa de entrada dos e-mails dos clientes e possíveis clientes do seu negócio.

8º passo – Precisão: A precisão a partir de dados obtidos com ferramentas para metrificação.

Como foi visto ao longo de todos os passos, dados são fundamentais para gerar mais resultados em suas ações.

A precisão oferecida pelo Marketing Digital é essencial para garantir o resultado promissor das ações tomadas.

O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta focada em ajudar a acompanhar as ações dos visitantes on-line em páginas especificadas, tais como redes, blog, site e afins, o que é fundamental para ter certeza de que as ações estão gerando bons resultados, poder aprimorá-las, mantê-las, ou então modificar o que não está dando certo.

Sendo assim, é possível entender que os 8Ps do Marketing Digital estão atrelados entre si em busca de resultados positivos para cada empresa em particular.

Eles são aplicáveis a todo e qualquer negócio e são os responsáveis pelo sucesso das estratégias e ações.

Hoje, o Marketing Digital conta com inúmeras ferramentas para aprimorar as estratégias e ações da empresas e anunciantes, mas ele também deu início a outras práticas de Marketing, as quais veremos ainda aqui no artigo e iremos comentar as ferramentas dentro de cada ponto específico.

Vamos então começar a entender os meios de divulgação das ações de marketing na internet.

Canais oferecidos pelo Marketing Digital

Os canais do Marketing Digital, de maneira geral, são usados pelas empresas para alcançar seus possíveis clientes.

O Marketing Digital oferece vários canais com maneiras rápidas, econômicas e de incrível alcance para divulgar conteúdos diversos, afinal aprender a interagir com os consumidores é um dos principais desafios do atual profissional de marketing.

No ambiente on-line existem alguns padrões, afinal todas as ações são divulgadas por algum “meio” (ou mídia).

Por esse motivo, o Google criou definições padrões referente a cada meio usado para realizar as divulgações. Os principais canais são então:

Redes Sociais

Redes Sociais

Esse canal é o mais conhecido e usado do Marketing Digital, pois se trata de plataformas on-line usadas diariamente pelas pessoas do mundo todo: as Redes Sociais!

Isso o torna essencial para que as empresas marquem presença com conteúdos que gerem interação com os usuários, além de possibilitar a geração também de contatos de possíveis clientes.

A Rede Social é uma estrutura on-line cada vez mais importante na sociedade moderna e um dos principais canais de ação do Marketing Digital.

Ela é constituída por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações. Sua abertura possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os usuários.

Segundo o estudo de 2017 da Social Media Trends, empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são:

  • 77,4%: Divulgação da marca;
  • 63,2%: Engajamento da audiência;
  • 50,3%: Aumento do tráfego no blog/site;
  • 48,5%: Ampliamento de vendas e número de clientes.

No Brasil, cerca de 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e, aproximadamente, 87% dos brasileiros têm algum tipo de rede social.

Ou seja, empresas e seus possíveis consumidores ficam muito mais conectados a partir dessas redes sociais.

Atualmente, as redes sociais mais usadas ao redor do mundo são, respectivamente:

  1. Facebook;
  2. YouTube;
  3. WhatsApp;
  4. Facebook Messenger;
  5. Wechat;
  6. QQ;
  7. Instagram;
  8. QZone;
  9. Tumblr;
  10. Twitter;
  11. Sina Weibo;
  12. Baidu Tieba;
  13. Skype;
  14. Viber;
  15. Snapchat;
  16. Line;
  17. Pinterest;
  18. YY;
  19. LinkedIn;
  20. Telegram;
  21. VKontatke.

Mas as mais populares e responsáveis por trazer maiores resultados do ponto de vista do Marketing Digital, são: FacebookYouTubeWhatsAppInstagramTwitterSnapchatPinterest e LinkedIn.

É importante levar em consideração que o ideal para cada ação realizada, seja baseada no Marketing de conteúdo para Redes Sociais, portanto é preciso realizar a personalização do negócio à cada público-alvo.

Ou seja, é fundamental entender para quem a divulgação será direcionada, qual imagem deverá ser consolidada sobre a empresa, pessoa ou ideia, por quanto tempo as ações irão perdurar, quais os modelos de conteúdos serão divulgados e assim por diante.

Blogs

Blog

O blog é um site com estrutura que possibilita realizar uma atualização rápida a partir de postagens frequentes e interessantes ao público.

Algumas das principais vantagens dos blogs são a agilidade de inserção e alteração de informações, a personalização das páginas de acordo com o desejo do anunciante, a dinâmica menos tradicional de comunicar e a possibilidade de gerar interação entre empresa e usuários.

Um blog tem inúmeros benefícios, tais como:

  • Estabelecer liderança: Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca, o que oferece grande potencial competitivo em relação aos seus concorrentes;
  • Te ajuda a ser encontrado no Google de maneira gratuita: O blog é forte suficiente para indexar mais páginas no Google, de acordo com a quantidade de postagem realizada, do que um website comum, pois ele permite que novoas informações e conteúdos sejam inseridas e adaptadas de maneira mais frequente. Além disso, com uma boa quantidade de postagens realizadas, cresce a possibilidade de outros sites linkarem conteúdos para seu blog ou site institucional, ajudando no posicionamento das suas páginas, gerando inúmeras visitas orgânicas;
  • É interativo: Os blogs possuem a liberdade de interação dos visitantes por conta dos espaços destinados a comentários. Isso auxilia e fortalece o relacionamento entre clientes e empresa. Esses comentários também podem servir como “termômetro” das suas postagens, pois os internautas poderão expressar seu pensamento em relação aos conteúdos e ainda darem sugestões de novos temas a serem trabalhados.
  • É dinâmico: Um blog, diferente de websites comuns, permite a atualização constante de conteúdos e informações, atraindo e tornando mais frequente a visita dos internautas.
  • Torna mais fácil o processo de venda: Muitas vezes seus possíveis clientes ainda não estão no momento ideal de compra e o blog ajuda nessa fase. Ele te ajudará a nutrit seu lead (possível cliente) e levá-lo a ter contato com o site institucional do seu negócio. Quanto mais próximo for o relacionamento entre sua empresa e seu lead, no momento que ele optar por realizar a compra, ele terá sua marca em mente.
  • Resultados permanentes: “Uma vez na internet, sempre na internet”. Essa frase popular é bastante real para as ações de Marketing Digital, afinal, diferente do Marketing Tradicional que, além de caro, as ações vão se apagando com o tempo, no ambiente on-line, tudo que for lançado, será sempre encontrado, afinal os links de indicação e autoridade das suas páginas perante o Google se mantém, o que continua gerando tráfego para seu site, blog e assim por diante, embora seja fundamental que a frequência de postagem permaneça estável para garantir que todos os outros pontos se mantenham.
  • Gera aprendizado: Uma vez que você aderiu a responsabilidade de escrever um blog, naturalmente você é forçado a se manter atento e atualizado com o que acontece no mercado em que atua, além de poder também exemplificar o conteúdo a partir de experiências do seu próprio negócio, mostrando também suas experiências práticas em relação aos temas trabalhados.

Se você se interessou em como criar um blog é só acessar nosso conteúdo com dicas incríveis.

Sites Institucionais

Um site institucional é a porta de entrada para os seus clientes ambiente virtual.

Ele é responsável por deixar claro todas as informações sobre sua marca, sanando qualquer suposto questionamento de possíveis clientes, não é à toa que é uma das principais estratégias de Marketing Digital.

Sendo assim, um site institucional de qualidade é responsável por gerar credibilidade ao seu negócio junto aos clientes e tem um alcance de pessoas muito grande.

Afinal estudos mostram que uma empresa sem presença no ambiente on-line alcança cerca de apenas 10% do público que ela alcançaria com a Internet.

É fundamental se atentar ao conteúdo disponibilizado no site, tal como a atualização de dados.

Além disso, para empresas que investem em e-commerces ou marketplaces, por exemplo, o site se torna um chamariz responsável por lançar o usuário a esses outros ambientes virtuais da empresa, auxiliando diretamente na lucratividade do negócio.

Entender o que é e-commerce e saber a diferença entre marketplace é fundamental na hora de elaborar sua estratégia de marketing digital.

E-mail

O e-mail marketing foi uma das primeiras ferramentas de Marketing Digital e continua sendo fundamental em diversas estratégias até hoje, por isso é um canal tão assertivo quando o assunto é o relacionamento entre as empresas e seus contatos.

Estima-se que os cerca de 4,3 bilhões de internautas que usam e-mail ao redor do mundo recebem em média 269 bilhões de e-mails por dia.

Isso é ótimo para as empresas que sabem usar esse canal com inteligência, pois se torna uma grande ferramenta de Marketing.

Os tipos de tráfego

Busca orgânica

As ferramentas de busca é a forma de trafego mais importante do Marketing Digital, afinal apenas o Google é responsável por concentrar mais de 3,5 bilhões de buscas diárias.

Imagine o quanto de pessoas poderão se deparar com links de conteúdos da sua empresa involuntariamente e acabar se interessando.

Alguns usuários já sabem o que estão buscando e podem encontrar sua empresa como solução, já outros podem ainda não saber exatamente do que precisam, mas seus conteúdos podem ajudá-lo a se direcionar.

Além disso, os buscadores, hoje, apresentam grande importância no Marketing Digital. Por serem tão fundamentais para uma estratégia on-line, através do Marketing de Busca, se tornaram norteadores de novas estratégias.

Referência

Todo e qualquer site ou página da internet pode ser um canal de acesso para o seu negócio, basta que você seja referenciado nele.

Entra em questão um dos trabalhos mais estudados na prática de Marketing Digital atualmente que é o trabalho de Link Building e Co-Marketing Guest Posts.

Eles se baseiam, genericamente falando, na “troca” de links entre conteúdos e páginas.

Na prática isso quer dizer que seu conteúdo pode ser reproduzido por diversos outros sites, seja em parcerias estabelecidas de maneira estratégica ou simplesmente por seu conteúdo ser bom o suficiente para outras pessoas quererem compartilhá-lo.

Qualquer link que aponte e direcione para o seu site ou blog, por exemplo, auxilia nos resultados baseados na prática de SEO do seu negócio, o que gera ótimos retornos para sua estratégia de Marketing Digital.

Mas falaremos mais sobre esse tema em outro momento, pois esse assunto é bem amplo e significativo atualmente.

Tráfego direto

Tráfego direto são aqueles visitantes que entram diretamente no seu site, ou seja, que não vêm de nenhuma outra página da Internet.

É considerado uma forma de tráfego do Marketing Digital também, pois se baseia na busca feita diretamente pelo navegador.

Provavelmente o usuário já conhece seu negócio e apenas digitou o endereço do seu site no navegador.

Mídia paga

A mídia paga é o canal que permite que as empresas paguem para aparecer em determinados ambientes específicos e para pessoas específicas.

Ela é diferente da estratégia de SEO e tem um foco diferente também, falaremos mais deste ponto adiante.

Mas, basicamente, é possível dividir em três tipos de compra de mídia paga, ou seja, existem 3 canais:

  • Anúncios em redes sociais;
  • Busca paga;
  • Redes de Display.

As incontestáveis vantagens do Marketing Digital

Agora você sabe o que é Marketing Digital então vamos mostrar as vantagens de investir nessa estratégia aqui no Brasil e logo em seguida falaremos sobre como atuar em diversas vertentes do marketing on-line.

O Marketing Digital tem alcance incrível de pessoas, pois transcende a barreira territorial, sendo assim, é notável o aumento da abrangência do negócio.

Além disso, ele usa estratégias dinâmicas, auxilia na fidelização de clientes, requer baixo investimento, embora ofereça incríveis resultados, é muito interativo, ajuda a aumentar a reputação de empresas e marcas, possibilita a metrificação de resultados e ações e ainda te coloca em posição de destaque na concorrência, dependendo de como você atuar.

Para afirmar o quanto as ações de Marketing Digital podem impactar positivamente no seu negócio, trazemos alguns dados interessantes:

  • 71% dos internautas já fizeram compras após abrirem um e-mail marketing;
  • 87% dos brasileiros têm conta em alguma rede social e 15% as usam para fazer negócios;
  • O faturamento de quem investe em Marketing Digital cresce 18% anualmente;
  • 49% das empresas na América Latina já utilizam estratégias de marketing digital;
  • 33% das mulheres preferem usar a internet a assistir TV;
  • 70% das pessoas usam a internet para se comunicar com uma marca;
  • O brasileiro, pesquisa cerca 3x antes fechar uma compra;
  • 94% das pessoas compram ou já compraram na internet;
  • 97% das pessoas acessam a internet todos os dias;
  • 3,9 bilhões já foram investidos em Search, ou seja, Marketing de Busca, para pesquisas em buscadores como Bing, Yahoo e claro, o Google;
  • 2,8 bilhões foram investidos em campanhas na rede de Display ou em redes sociais;
  • 811 milhões foram investidos em campanhas em Vídeo e aprofundaremos esse tema adiante;
  • 721 milhões foram investidos em campanhas para dispositivos móveis, as conhecidas campanhas mobile de Marketing Digital.

Marketing em Mídias Sociais

Marketing em Mídias Sociais

As mídias sociais são canais importantíssimos para as estratégias de empresas que investem em Marketing Digital com intuito de realizar divulgações.

Falamos anteriormente sobre esses canais e agora, como prometemos, te ajudaremos a saber como produzir conteúdo para as mídias sociais.

O Marketing de Mídia Social se baseado principalmente nas Redes Sociais, pois elas são responsáveis por estreitar o relacionamento e investir em constante atualização de conteúdos e informações.

O uso das Redes Sociais

Já mostramos o ranking das redes mais acessadas no mundo. Selecionamos agora as Redes Sociais mais buscas e conhecidas para as ações de Marketing Digital, cada uma com sua peculiaridade. Vamos pontuar então as especificações dessas principais redes sociais:

  • Facebook é a rede mais conhecida e usada ao redor do mundo, no Brasil esse cenário não é diferente. Ele tem em média 1,28 bilhão de usuários todos os dias – dados de março de 2017). O Facebook pode contemplar conteúdos diversos, como textos, imagens ou vídeo, o que o torna bastante dinâmico e popular, além disso, o facebook é muito utilizado para realizar divulgações pela quantidade de usuários contidos, por isso é uma das Redes Sociais mais buscadas para realizar ações de divulgação e nutrição de conteúdo do Marketing Digital. No Facebook o ideal é estudar em quais horários do dia e quais dias da semana seu público-alvo mais acessa a rede, a partir disso, é essencial fazer um planejamento de postagens, visando manter a frequência de publicações, o que é ideal para manter contato com os usuários.
  • YouTube é, hoje, a principal rede social voltada à divulgação de vídeos. Ele pode ser usado tanto para posicionamento de vídeo, quanto para anúncios pagos. Tanto o conteúdo dos vídeos, quanto o conteúdo dos anúncios podem ser dos mais variados assuntos possíveis, por isso é muito utilizado para os mais diversos públicos, basta saber se seu público-alvo está presente nessa Rede Social. Além disso, o YouTube também oferece a possibilidade de realizar pesquisas de quaisquer temas ao final dos vídeos. Falaremos mais sobre como investir nessa Rede Social a seguir.
  • WhatsApp é muito usado no Marketing Digital para realizar o contato direto com os possíveis clientes e parceiros, assim com a prospecção deles, afinal a mensagem é enviada diretamente para o número de contato das pessoas, o que estreita a relação entre empresa e cliente. O aplicativo possui listas de transmissão, que são formas de enviar mensagens para várias pessoas sem revelar destinatários. Têm também ferramentas que auxiliam na conversão de pagamentos através do WhatsApp, como o Hotzapp, mas esse tema poderemos trabalhar melhor em um próximo conteúdo.
  • Já no Instagram, o foco principal são as imagens, embora essa rede social esteja ficando cada vez mais dinâmica, afinal é possível também colocar vídeos, os curtos são ideais, e ainda usar outras táticas que chamam a atenção do público, assim com as chamadas stories, que seguem a mesma linha do Snapchat e do status do WhatsApp. O Instagram é uma Rede Social que permite o uso de vários efeitos visuais, no caso dos vídeos é possível usar o boomerang, aplicativo responsável por fazer vídeos mais dinâmicos e curtinhos, por exemplo, já as fotos podem ser trabalhadas com efeitos para aprimorá-las, ou então para seguir uma mesma linha visual, como no caso da imagens em Preto e Branco, por exemplo. Algo muitíssimo comum no Instagram é o uso de hashtags, as quais ajudam a ampliar a divulgação do conteúdo, sendo fundamentais para as estratégias de Marketing Digital.
  • Twitter é uma rede social destinada à mensagens curtas e pontuais, as quais também podem ser acompanhadas de links e imagens. Nele a comunicação é mais direta, mas muito eficiente também. É essencial saber escolher as palavras nessa rede social, afinal em pouco espaço, 140 caracteres precisamente, você precisa dizer a ideia essencial do seu conteúdo. Embora, atualmente, essa limitação tenha passado por algumas alterações, sendo que é possível ter um limite maior de caracteres quando o conteúdo é atrelado a fotos, gifs, enquetes e vídeos. Por esse motivo, muitas pessoas e empresas investem no uso de imagens para complementar a informação e enriquecer o conteúdo.
  • Pinterest é uma grande galeria que visa a qualidade das imagens e variedade delas. As pessoas podem encontrar tudo que procuram ali através, desde roupas, até peças para carro, por exemplo. Ele permite que as imagens fiquem salvas em galerias particulares dentro da conta de cada usuário, tornando o processo o mais pessoal possível. Muitas empresas utilizam o Pinterest para divulgar as imagens de seus produtos e, junto a isso, colocarem descrições e afins.
  • LinkedIn, não menos importante que todas as outras redes sociais, é direcionado para assuntos profissionais, o qual pode também manter uma imagem despojada e jovial, por exemplo, de acordo com o conteúdo divulgado nela, tal como textos, imagens e link, por exemplo, e o intuito de cada empresa, ou seja, como ela quer ser lembrada e reconhecida por todos. O LinkedIn é essencial para divulgar conteúdos institucionais, vagas de emprego e assim por diante, mas também é possível divulgar conteúdos diversos, inclusive artigos através do LinkedIn Pulse.

É essencial saber também, a partir do estudo da pesquisa realizada em relação ao público-alvo de cada negócio, qual a linguagem deve ser usada nos conteúdos, sendo ela mais despojada, tradicional, técnica, profissional e assim por diante.

Além disso, através desse estudo será possível também saber qual o tamanho correto dos textos das postagens, a frequência delas, as imagens mais qualificadas e assim por diante.

Para isso, é fundamental investir em testes A/B para ir alinhando quais as mudanças trazem retornos positivos para o seu negócio e quais não.

Os testes A/B são responsáveis por tornar assertiva toda e qualquer ação de Marketing Digital na sua empresa.

O conteúdo deve estar alinhado à inúmeras variáveis, como a idade do público-alvo, cargo, classe social e assim por diante, ou seja, a persona do seu negócio, assim como deve levar em consideração também a forma como a empresa quer ser vista por seus visitantes e consolidar sua imagem no mercado.


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